O RADIOAMADORISMO DE HOJE (PAGINA EM CONSTRUÇAO)


montagens de transceptores,conversores e perifericos


O radioamadorismo evolui a cada dia que passa.Todos os anos os fabricantes lançam no meracado equipamentos mais sofisticados;são filtros mais eficientes,recepção mais apurada,compressores de aúdio mais potentes,interligação e comandos atraves de computadores,displays de cristal liquido com farta gama de informações,maior numero de memorias e inumeros outros recursos,tudo isso em equipamentos cada vez menores. As antenas melhoram em eficiencia e os materias empregados resistem por mais tempo as interperies.


Com essa evolução tecnologica ficou muito mais facil comprar um radio e seus periféricos do que fabricá-los.Com isso o radio amador perdeu um pouco do seu lado romantico de artesão-ate porque ,muitas peças empregadas,não são mais facilmente encontradas no mercado,mas nem por isso ele deixou de ser um eterno experimentador. Essa turma que ainda gosta de se aventurar numa montagem,encontrará,nesse site ,material farto e diversificado,abrangendo desde equipamentos de transmissão e recepção.


Chega daqueles circuitos de revistas que na maioria das vezes não funcionavam ou voçe não conseguia encontrar o componentes que a mesma pedia.


A maioria de nossas montagens foram amplamente testadas e aprovadas,tanto que voçe podera assistir o video teste de todas elas.


Os componentes usados são na maioria de facil aquisição,tornando os nossos equipamentos ainda mais naicionalizados.


Com certeza o radio amador terá á sua disposição esta coletanea de artigos que possui alto nivel tecnico e que estara á sua disposição para resolver as dúvidas mais frequentes no seu dia a dia..........

email:wagner40m@ig.com.br

cel:011/81212296(tim)

011/950608438(vivo)




RECEPTORES (NOVIDADES)



VFO-7455khz
RECEPTOR AM/SSB (CONTRARIADO 1)








ACHA QUE NÃO FUNCIONA? CLICA AQUI


=============================================================================================



RECEPTOR ONDAS MEDIAS (REFLEX)
---------------------------------------------------------





QUER ESCUTAR ELE (CLICA AQUI)


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


                    RECEPTOR 40M AM/SSB DUPLA CONVERSÃO


Este receptor desenvolvido pelo py2ohh é o que há de melhor em pratica de radio escuta,a sinonia é excelente e bem comfortavel,os componentes são de facil aquisição e podem ser achados em qualquer sucata.
A duvida maior dos leitores é quanto a aquisição do cristal de 10.245khz,em qualquer sucata de px pode ser encontrado.
Para  uma melhor consulta vamos postar os links da montagem abaixo.


http://py2ohh.w2c.com.br/trx/40mduplarx/40mduplarx.htm
http://www.py2mg.qsl.br/Arquivos_PDF/CONTRA~3.pdf






















QUER ESCUTAR ELE CLICA AQUI


#######################################################################

              RECEPTOR CONVERSÃO DIRETA 40M  (um so diodo)

                                                     EM CONSTRUÇÃO
                                                                versão 1

                                                                                
                                                                           
                                                           


                                                            PCB versão 1


                                                  circuito versão 1


                                                               pcb versão 2



                                                       circuito versão 2
                                     
                                                                      VERSÃO COM VARICAP (diodo retificador 1n4007)
                                                                                              


                             TESTE DA RECEPÇÃO




                  RECEPTOR PX 10/11M (agulhinha 2) 






Devido á varios colegas solicitarem um regenerativo com sintonia variavel resolvi modificar o agulhinha 1 ,colocamos mais audio nele e um capacitor variavel,na verdade montei varios regenerativos com o bf494 e similares ,depois fiz uma versão minha com transistor fet bf245,comparando os dois na questão de sensibilidade foi empate no rendimento,mas na questão estabilidade o regenerativo com mosfet foi bem superior,o rx com bf494 sempre saia  da sintonia com a aproximação da mão ou objetos metalicos,ja com o fet ficava firme na sintonia.
Na foto acima podem notar que estou usando um xoque comercial ,mas na verdade coloquei o mesmo depois do circuito pronto e testado.
Conseguimos cobrir as bandas de 11m e 10m ,logicamente que so em am,basicamente a montagem foi feita a partir de sucata pois fiz um amplificador de audio a base de transistores,pois para os colegas de outros estados esta bem dificil de adquirir componentes como CI de audio e indutores,assim como tambem em sucatas,ja um transistor npn de uso geral consegue-se em qualque sucata.


Vamos aos detalhes:

Bobina L2 são 10 espiras enroladas juntas com fio 0,2mm ou proximo, ja a bobina L1 são 2 espiras do mesmo fio enrolado em cima de L2 .
Os capacitores são ceramicos sem a necessidade de serem npo ou mica,outros sã eletroliticos,os transistores BC548 e 558,ou qualquer outro de uso geral,o fet BF245 ou qualquer outro similar,mas atenção vejam os datasheet dos transistores para não coloca-los invertidos.
Trimpot de 22k e um potenciometro de 10k ou mais não é critico


Em primeiro lugar pensamos na bobina de sintonia L1 e L2 ,as bobinas de ferrites estao cada vez mais raras de se encontrar então tinha que ser uma que qualquer montador confeccionasse em casa com muita simplicidade, então ultilizamos uma caneta simples e cilindrica que mede 8mm de diametro como todas .
O enrolamento é muito simples ,vc esquenta uma agulha e fura de um lado para o outro ,assim passa o fio e começa a enrolar a mesma terminado as espiras correspondente faz outro furo no final das voltas e passa o fio de um lado para o outro ,assim ta feito a bobina sem perigo da mesma ficar correndo e afrouxando.
A bobina de antena geralmente é formada por duas espiras em cima da bobina enrolada no pedaço de caneta mas essa deve sercolada com vela ,parafina ou qualquer substancia adesiva para fixa-la.
Olhem as fotos abaixo:






Agora vamos ao xoque (XRF1), em meus testes experimentei indutores comerciais de 10uh ate 100uh  e todos funcionaram,eles são facilmente encontrados em sucatas de televisores e conversores de antena satelites ou receptores de tv a cabo,mas para quem não tem nenhuma alternativa pegue um resistor de 1 a 2w a partir de 100k e enrole com fio fino cerca de 50 a 150 voltas ,lembre-se que  talvez tenha que mudar o valor do capacitor que vai a antena para um menor valor,tambem ultilizamos aqueles toroides que vão em lampadas economicas e enrolamos creca de 30 a 50 voltas do mesmo fio e tambem tivemos bons resultados.


                              acima vemos o toroide em cor verde mas pode aparecer em outras cores
                               esse circuito foi desmontado de lampadas fluorescentes




Sobre o amplificador de audio não preciso entrar em detalhes pois qualquer transistor npn e pnp  de uso geral serve,a alimentação logicamente de 12v ou 13,8v,antena deve ser externa e não telescopica,se puder aterrar uma placa metalica por baixo do circuito melhor ainda para evitar oscilações.
so não esquecam que a placa metalica não pode encostar no circuito a  não ser na parte onde estiver o negativo da alimentação.
O ajuste é muito simples,ligue o circuito verifique se tem audio e gire o trimpot ate ouvir um chiado tipico que voçe escuta nos radios fm.
Aproveitem e assistam os videos abaixos:

clique aqui para saber como se ajusta

clique aqui pra ver esse projeto em 



========================================================================


     RECEPTOR CONVERSÃO DIRETA(10/11M)



                                                                       

Esse é mais um projeto em que varios colegas me pediram para fazer,é uma nova versão do orelhinha 40m mas agora em 11/10m.
Como dizia amigo Miguel tudo acima de 15mhz fica dificil,porque tivemos que acrescentar um pre amplificador de recepção pois so o circuito original perdeu mais que 50% do rendimento em 28mhz.
O vfo usamos tres modelos mas acabamos deixando um vfo com dobrador ultilizado pelo nosso colega F6FEO,bem simples e facil de montar.
Talvez a unica dor de cabeça seja encontrar o cristal para os 11m,pois em 10m qualquer um acima de 14mhz serve.

VFO
Como podem ver no esquema abaixo vfo funciona  com cristal de 14.318khz para 10m e para 11m encontramos um de 13.868khz para os 11m.
O primeiro transistor oscila na frequencia do cristal que vc colocar,ja no segundo transistor temos uma etapa dobradora ,sendo que por exemplo vc usar um cristal de 14mhz tera na saida a frequencia de 28mhz.
No caso do CV(capacitor variavel) usamos a parte da capacitancia baixa que gira em torno de no maximo 30pf ,caso voçe retire ele da sucata marque o lado que vai nas bobinas de fm,em caso contrario tera que ter no minimo um capacimetro.
No caso do trimer pode ser qualquer um de qualquer modelo ,a forma das bobina
s pode ser um pedaço de caneta plastica para o enrolamento.
No caso se possuir um frequencimetro coloque ele na saida do vfo e ajuste C1 e C2 ate aparecer os 27mhz ou 28mhz.
ex: cristal de 14.318khz tera uma leitura de 28.636khz
Agora na falta dele tera que ultilizar  um receptor por perto e sintonizar o sinal do vfo,então ajusta-se os trimers para o maximo sinal.
 


  Esqueci do colocar  o zener de 9v no esquema do vfo,pois se o mesmo for ligado nos 13,8v pode haver problemas de estabilidade.

                                                                             
                                                                        



                                               imagem do vfo                               

Abaixo vemos o esquema do receptor com o pre amplificador ,o demais é a mesma montagem da versão para 40m,ajustes somente da bobina L2 para o nivel de recepção.




                                                              LISTA DE MATERIAL


L1-um toroide redondo encontrado bastante em lampadas economicas,ultiliza-se qualquer fio fino e enrola-se 8 voltas bifilares.
L2-qualquer bobina ajustavel com nucleo de ferrite com mais de 6mm de diametro ,enrola-se de 10 a 13 espiras no secundario(que vai ao D1) ja o primario  enrolamos de 2 a 4 voltas por cima do secundario ,atentem para que os enrolamentos permaneçam bem unidos sem espaços.

indutor de 10uh-geralmente ele é achado em receptores satelites,conversores de tv a cabo ,sua aperencia é de um resistor com as cores marron,preto,preto.

Sobre a antena ultilizada usamos uma plano terra,agora testes feito com dipolos notou-se perca consideravel de rendimento.


                                                              ANTENA

Vale lembrar que não deve-se usar antena telescopica ou pedaços de fio,pois o receptor foi projetado para uso de antena externa ,sendo que uso de outras antenas implicam na perca de rendimento.



                                                                 AJUSTES
No caso de uso em 11m de preferencia para o uso em canais altos acima do 40 canal,pois como o nosso rx possui pouca filtragem a  escuta podera ficar prejudicada ,pois esse receptor não separa um canal do outro como os radios comerciais.
O unico ajuste no receptor é na bobina toko L2,no caso de sintonizar alguma estação ajuste L2 para o maximo sinal.
No caso da alimentação não precisa nem comentar ,mas pensando bem, melhor falar porque sempre tem alguem que pergunta,use fonte de 13,8v ou uma bateria qualquer de 12v.







  ABAIXO ALGUMAS FIGURAS DE COMO MONTAR BOBINAS    
    



                                                                 L1        






                                                                                        



                                                               clica aqui para assistir o video
                                                                             
 ========================================================================



              RECEPTOR PX 11M(AM/SSB)













PAGINA EM CONSTRUÇÃO