O RADIOAMADORISMO DE HOJE (PAGINA EM CONSTRUÇAO)


montagens de transceptores,conversores e perifericos


O radioamadorismo evolui a cada dia que passa.Todos os anos os fabricantes lançam no meracado equipamentos mais sofisticados;são filtros mais eficientes,recepção mais apurada,compressores de aúdio mais potentes,interligação e comandos atraves de computadores,displays de cristal liquido com farta gama de informações,maior numero de memorias e inumeros outros recursos,tudo isso em equipamentos cada vez menores. As antenas melhoram em eficiencia e os materias empregados resistem por mais tempo as interperies.


Com essa evolução tecnologica ficou muito mais facil comprar um radio e seus periféricos do que fabricá-los.Com isso o radio amador perdeu um pouco do seu lado romantico de artesão-ate porque ,muitas peças empregadas,não são mais facilmente encontradas no mercado,mas nem por isso ele deixou de ser um eterno experimentador. Essa turma que ainda gosta de se aventurar numa montagem,encontrará,nesse site ,material farto e diversificado,abrangendo desde equipamentos de transmissão e recepção.


Chega daqueles circuitos de revistas que na maioria das vezes não funcionavam ou voçe não conseguia encontrar o componentes que a mesma pedia.


A maioria de nossas montagens foram amplamente testadas e aprovadas,tanto que voçe podera assistir o video teste de todas elas.


Os componentes usados são na maioria de facil aquisição,tornando os nossos equipamentos ainda mais naicionalizados.


Com certeza o radio amador terá á sua disposição esta coletanea de artigos que possui alto nivel tecnico e que estara á sua disposição para resolver as dúvidas mais frequentes no seu dia a dia..........

email:wagner40m@ig.com.br

cel:011/81212296(tim)

011/950608438(vivo)




TRANSMISSORES AM(NOVIDADES)

TRANSMISSOR AM 40/80m -AM SIM(SEM TRAFO DE MODULAÇÃO)













#####################################################################################



TRANSMISSOR AM PX(27MHZ)

                                                                            






Este é um projeto da revista eletronica total de 1993,acredito que muitos colegas que montaram esse circuito ficaram decepcionados pois a revista esta cheio de erros e o circuito não funciona.
Tive que fazer varias modificaçoes e troca de componentes pra por o mesmo para funcionar,o autor descreve  que o mesmo funcionou bem com 5w de potencia,acredito que tenho funcionado pela foto da montagem dele,provavelmente os erros do circuito deve ser da grafica.
Abaixo vou deixar o link do projeto,mas atenção não montem pois esta cheio de erros é somente para a leitura da revista da epoca,em seguida vou detalhar todas as modificaçoes que fiz para que os colegas montem sem medo do circuito não funcionar.

http://www.mediafire.com/download/r1ggawg6xxpo9x7/TX+am+sem+trafo+ET1993.pdf


 http://www.mediafire.com/download/r1ggawg6xxpo9x7/TX+am+sem+trafo+ET1993.pdf

Agora vou postar as modificações ,não vou entrar em muito detalhes pois aqueles que seguirem as modificaçoes não terão problemas em colocar o mesmo para funcionar.

Para quem abriu os links e salvou os esquemas vai notar as diferenças,simbolos errados,valores fora da frequencia.
Esse esquema acima esta corrigido ,podem juntar os componentes nele escrito que eu vou passar os detalhes das bobinas.

                                                        CONTINUA....AGUARDEM                                      










##################################################################################






                          TRASMISSOR AM/CW 40m -ALFINETE    
 

                                                       













                                                      


                                           

                                                        




                                                           



                                                               

                                            Abaixo temos dois circuitos moduladores em serie,sendo  um usado no transmissor AMSIM do colega py2mg e o outro feito por mim,detalhe que ambos nao usam dissipadores nos BD135.                              



                                                           
                                                                                  





                                                                        EM CONSTRUÇÃO


==========================================================================


                 TRANSMISSOR DSB 80M (FURÃO)

                      ABAIXO O ESQUEMA DAS MODIFICAÇÔES

 clique aqui para o artigo da revista



 TRASMISSOR AM 40/80M -10W
COYOTINHO




Neste artigo descrevo um simples transmissorzinho de 10w que não ultiliza nenhum tipo de circuito integrado e nem componentes importados,o montador não tera dificuldades para encontrar os com ponentes.

                                                         MODULADOR
O circuito é bem simples ,agora sobre os toroides serve qualquer tipo dele redondo encontrado em fontes,de qualquer tamanho.




                                                             L1 e L2


                                                            

                                                            TRANSMISSOR


Não requer muitos ajustes,agora sobre L1 eL3 são toroides binoculares,provavelmente muitos colegas não irao encontrar em lojas fora de são paulo entao teremos que construir os mesmo a partir de toroides encontrados em lampadas economicas.



                           toroide encontrado em lampadas economicas




                                          como montar o toroide binocular                      basta colar um no outro





agora L2 ja ultilizamos um toroide que seja maior referente ao toroide acima,encontrados tambem em fontes chaveadas,algumas ja vem ate enroladas na medida certa,conforme figura abaixo.



                                             exemplo de fonte chaveada







                                                           enrolando L2


                                         AJUSTES

O ajuste e bem simples,no modulador ajuste o trimpot P1 para a metade da tensão da saida vcc,ou seja no emissor do tip ajuste para 6,5v caso o vcc seja 13,8v se for 24v no vcc ajuste para 12v.
A potencia deve estar entre 5w sem modulaçao e 10w com modulaçao.


video teste 1

video 2




*********************************************************************************


TRANSMISSOR AM 100W(coyote)






Com essa fase ruim da propagação nos vimos obrigados a trabalhar com potencia maior,entao desenvolvi este tx am de 100w,usando na saida um mosfet irfp460,sua montagem é simples,a modulaçao é sem serie e não necessita de transformador de modulação,a fonte precisa ser de 50v não estabilizados,no caso da falta de um trafo de alimentação de 18+18v podemos usar dois trafos de alimentação para se chegar nessa tensão.









                                                        oscilador +driver


Começando pelo gerador vamos utilizar o esquema do coyotinho tx am de 10w que descrevemos anteriormente,so vamos retrirar o filtro pi para fazer o casamento de impedancia da saida dele para  a entrada do pa que ultiliza um irfp460 ou pode ser o irfp450,quem montou o coyotinho basta apenas neutralizar o filtro pi conforme o esquema abaixo.
O transistores sao bem faceis de encontrar,2n3904 e no final pode ser varios tipos de mosfet na familia ifr5xx,no caso estou usando o irf530,mas o 630 e alguns de lampadas economicas tambem servem mas pode haver que da de potencia mas isso e normal.











MODULADOR
 Agora o modulador e bastante simples e basicamente continua o mesmo o coyotinho,a duvida do montador e sempre as bobinas no caso os ferrites,mas qualquer um redondo encontrado em fontes chaveadas serve.

                                                                                 

  

                       PA FINAL

Sobre o pa ultilizamos uma configuraçao chamada classe E,muito usada pelos amantes de amplitude modulada,usamos um mosfet facilmente encontrado nas lojas,o irfp450 e460,sobre a fonte necessita-se de 50v ,mas se não dispuser pode ser 30v mas com reduçao na potencia,agora no mosfet precisamos colocar uma ventonhia pois ele esquenta bastante e tambem um bom dissipador,os capacitores de preferencia com 1kv de isolaçao,colocamos os de 500v mas esquentam um pouco e capacitor tem que trabalhar frio pra não alterar sua capacitancia.
VERSÃO 1






                                                                   VERSÃO 2


             O   CH1 e um xoque feito com bastao de ferrite desses encontrados em radios receptores AM ,enrola-se de 30 a 50 espiras de fio 1mm ,o enrolamento das espiras tem que ser juntas sem espaçamentos conforme as figuras abaixo.











Sobre o T1 trata-se de um toroide binocular ode enrolamos no primario 6 espiras de fio 0,5mm ou mais,no secundario enrolamos 2 espiras.
Caso alguem tenha dificuldades de encontrar esse toroide pode-se construi-lo com aqueles toroides de lampadas economicas ,basta colar um em cima do outro,conforme as figuras embaixo.









Den preferencia a enrolar o toroi.de com cores de fio diferentes um do outro para não confundi-los na hora da montagem da placa
Acima toroide binocular feito com os toroides redondos de
 lampadas economicas







                                                   AJUSTES

Primeiro vamos ao modulador,ligue a alimentaçao nele depois conecte o multimetro na saida do mesmo em escala  dc de 12v,no trimpot P1 de 2k gire ate o final de um lado a outro e verifique se no multimetro ele vai de 0 a 12v,deixe o mesmo em 12v,agora ajuste para 6,5v e permaneça assim.
Agora fale ao mic e atue no trimpot de 10k o ponteiro do multimetro tem que ficar se deslocando para frente ou seja de 6v ate proximo aos 12v enquanto vc fala.
Pronto o modulador esta quase no ajuste final.

Agora vamos ao driver,conecte o watimetro na saida do driver ou seja na saida do mosfet irf530,ligue a alimentaçao do driver e conecte  a saida do modulador na alimentaçao do mosfet,no watimetro tem que aparecer a potencia proxima aos 5w ,essa potencia pode ser mais ou pode ser menor varia de mosfet para mosfet,ao falar no mic a potencia em que subir proxima aos 10w,pronto o driver esta ajustado.
Agora ligue o driver ao pa e ligue a alimentaçao do pa,nao se esquecendo que para o ajuste não pode ser feito pela antena e sim conectado em uma CARGA FANTASMA.
Ao ligar tudo a potencia deve estar perto dos 50w,caso não esteja ajuste o P1 do moduladot para deixar a potencia final com 50w,agora falando ao mic a potencia deve se deslocar proxima aos 100w.agora seu tx esta ajustado.
Conectando na antena a leitura da potencia ja não vai ser mais a mesma,mas isso e absolutamente normal pois nessa potencia qualquer valor de estacionaria diferente de 1.1 reflete no watimetro,no caso se sua estacionaria for 1.2 ja altera a leitura,por isso o ajuste nunca pode ser feito com a antena ligada no medidor.

Os resultados foram excelentes,com esse tx participo de rodadas em 80m com boas reportagens e ainda com o mesmo nivel de transmissão aos demais radios comerciais com 100w.
Abaixo deixo alguns videos de testes que fiz com ele e alguns audio gravados pelo sdr.

                                EM CONSTRUÇAO

VIDEO TESTE 1

VIDEO TESTE 2

========================================================================



               TRANSMISSOR AM 10w(74hc240)







Para quem não conhece o ci 74hc240 ele e muito usado como oscilador e driver em transmissores am em todo mundo,resolvemos entao dar a nossa contribuiçao para esse circuito integrado.
Estamos colocando um circuito que foi muito testado e usado tanto em 40m como em 80m.
A potencia varia entre 10w a 15w com 13,8v  e quase não ultiliza bobinas de calibração tornando a montagem super facil.
Vou postar os desenhos e depois vou explicando bloco por bloco.






















                                             
               O circuito acima e um dos prototipos base paraa construçao do tx am,no caso do nosso projeto vamos retirar o filtro pi que esta na saida do mesmo composto por c8,c9,L1 e L2.
na internet os montadores irão encontrar inumeras adaptações de pa com mosfet na saida,no nosso caso usamos varios modelos e o que mais rendeu foi o irf530 da marca IR.

               O circuito abaixo ja e o nosso projeto modificado com saida para rx.



pagina em construçao




====================================


TRANSMISSOR PX 11M A MOSFET


Nesse projeto buscamos eliminar ao maximo o uso de bobinas toko com nucleo ajustavel,trimer,toroides pois ja estao com uma certa dificuldade de serem encontrado no mecado.
Chegamos a um transmissor cristalizado de facil montagem na ordem de potencia de 5w,no modulador usamos o mesmo usado em nossos transmissores de 40m,um modualdor em serie que usa como transistor principal um tip 41 ou qualquer outro similar.




PAGINA EM COSTRUÇÃO