O RADIOAMADORISMO DE HOJE (PAGINA EM CONSTRUÇAO)


montagens de transceptores,conversores e perifericos


O radioamadorismo evolui a cada dia que passa.Todos os anos os fabricantes lançam no meracado equipamentos mais sofisticados;são filtros mais eficientes,recepção mais apurada,compressores de aúdio mais potentes,interligação e comandos atraves de computadores,displays de cristal liquido com farta gama de informações,maior numero de memorias e inumeros outros recursos,tudo isso em equipamentos cada vez menores. As antenas melhoram em eficiencia e os materias empregados resistem por mais tempo as interperies.


Com essa evolução tecnologica ficou muito mais facil comprar um radio e seus periféricos do que fabricá-los.Com isso o radio amador perdeu um pouco do seu lado romantico de artesão-ate porque ,muitas peças empregadas,não são mais facilmente encontradas no mercado,mas nem por isso ele deixou de ser um eterno experimentador. Essa turma que ainda gosta de se aventurar numa montagem,encontrará,nesse site ,material farto e diversificado,abrangendo desde equipamentos de transmissão e recepção.


Chega daqueles circuitos de revistas que na maioria das vezes não funcionavam ou voçe não conseguia encontrar o componentes que a mesma pedia.


A maioria de nossas montagens foram amplamente testadas e aprovadas,tanto que voçe podera assistir o video teste de todas elas.


Os componentes usados são na maioria de facil aquisição,tornando os nossos equipamentos ainda mais naicionalizados.


Com certeza o radio amador terá á sua disposição esta coletanea de artigos que possui alto nivel tecnico e que estara á sua disposição para resolver as dúvidas mais frequentes no seu dia a dia..........

email:wagner40m@ig.com.br

cel:011/81212296(tim)

011/950608438(vivo)




VENDAS DE KITS E RADIOS

TRANSCEPTOR SSB ARARINHA MULTIRÃO 2013(ERRATA)

Nessa pagina estou abordando o assunto sobre os erros encomtrados nas placas e esquemas do ararinha 2013.
Na verdade não adquiri o kit pois sempre montei varios ararinhas na minha propria versão de placa,mas apos inumeras reclamações dos colegas que não conseguiram por o bicho pra funcionar e depóis de ganhar de presente do meu amigo olavo um kit das placas resolvi  começar a montar o circuito.
Primeiramente sempre monto a parte do rx e qual não foi a minha surpresa de depois de montado o cara não funcionou so ficava com um xiado,resolvi então usar um vfo meu que tinha montado para o ararinha 2012 para 80m.
Apos o uso do vfo percebi que tinha uma recepção muito baixa e quando ligava o agc sumia totalmente a recepção que ja era muito ruim.
foram varios dias conferindo material ,verificando erros na pcb ,erros nos esquemas,testando os blocos separadamente e depois de muitop esquentar a cabeça consegui matar a xarada,agora nos proximos topicos vou relatar o que precisei mudar para colocar a parte do rx pra funcionar,a recepção agora esta um show de bola e o agc funcionando perfeitamente.







Observando o esquema acima observem que coloquei em vermelho as alteraçoes necessarias,vamos começar então pelo pre amplificador de recepção que é formado pelo transistor Q4,atentem que no esquema o transformador T2 esta com a ligação errada convem então verificar se em sua placa tambem não esta com as ligações igual a do esquema ,reparem que R18 não esta ligado ao coletor do transistor onde esse mesmo coletor esta ligado em C33,a correção esta feita em vermelho.
Agora continuando no pre amplificador a sua configuração esta no ganho minimo onde seria necessario furar a placa e substituir R20 por um trimpot,mas por ser de fibra de vidro muitos colegas não terão a broca necessaria para a furação,então colocamos em paralelo a R20 um capacitor ceramico de 10n e substituimos R20 por um resistor de 100r ou podem experimentar manter o de 150R para analisar o ganho da recepção.

Agora vamos ao transformador T1,observem que ele esta ligado errado da mesma maneira que T2,basta fazer as mesmas correções,tambem verificar se na placa esta correto as ligações.
Agora verifiquemos o resistor R23 que vai no pre amplificador de audio,seu valor é de 47R sendo que teria que ser de 4K7,convem tambem substituir R7 por um trimpot de 470r para um melhor ajuste.

Para finalizar essa parte ligue um fio do positivo da alimentação para R21 e desligue  esse mesmo resistor do AGC1,faça os ajustes necessarios e verificando que a recepção esta boa retorne a ligação de  R21 no AGC1.





Agora no esquema acima temos o AGC , o erro esta em C2A,sendo que seu valor esta em 100n e pelo esquema ele e ceramico,mas na verdade seu valor é de 1uf e o mesmo é eletrolitico.
Agora o seu ajuste esta acima no esquema ,particularmente eu não uso agc mas como esta na placa eu liguei ele.
Quando o receptor recebe uma estação muito forte ele derruba  a tensão em R21 para quase 2v fazendo o transistor trabalhar em baixa conduçao ,ja em qrm a tensão em r21 sobe para mais de 8v.

no video abaixo os colegas podem ver o resultado das modificaçoes



.VIDEO TESTE DO AGC E RX

16 comentários:

Unknown disse...

ola voce teria algum kit transeptor ssb para vender

o que voçê deve saber disse...

boa noite agora não tenho mas o meu colega miguel vai fazer kits do ararinha,me escreva em:

wagner40m@ig.com.br

Anônimo disse...

Wagner boa noite vc tem as placas do TRANSCEPTOR AM 10/11m -0.5w (AGULHINHA) na foto 1 do microfone qual o transistor usado no Q1 ao Q3 no projeto não encontrei...

Anônimo disse...

boa noite vc tem o transverter para colocar dentro do 148 gtl. e tambem o preço do mesmo

Pu2kcy Bezerra disse...

Boa noite.
Gostaria de informações sobre o multidão do acarinha 2016.

Unknown disse...

Boa tarde gostaria de participar do multirao qq coisa e-mail pu2wza@hotmail.com obrigado.

Unknown disse...

Boa tarde gostaria de participar do multirao qq coisa e-mail pu2wza@hotmail.com obrigado.

o que voçê deve saber disse...

boa tarde a todos estamos com as placas doa arainha pra venda

Unknown disse...

bom dia wagner tenho interece kit ararinha como que eu faço para a comprar

PY2255 SWL disse...

Blog que não responde comentarios ,fica dificil se comunicar ,sera que o amigo nao responde mesmo.
PY2OLT
http://qsldobrasil.blogspot.com

Anônimo disse...

Eu também queria saber como adquirir um kit pra montar o ararinha.

Lindomar Rigon disse...

boa noite, gostaria de adquirir os kit´s deste maravilhoso projeto, 73

Portal do PX - Radio Amador disse...

Ola Wagner, teremos algum kit ararinha a venda?
GRato
Roni
PU2XEF

Luis disse...

Boa tarde, você tem transceptor para vender?
11 944404047

Walles disse...

Cade os kit´s de tranceptores e walk talk

PY2255 SWL disse...

Colega eu comprei um do Miguel o ano passado ou retrasado nem lembro mais correto.
Eu não tenho interesse em montar pois sou PU então 40m eu não posso usar.
E tambem tenho um QRP o Translitl II que montei .
Qualquer coisa me informe aí.

Abs PU2OLT

QSL do Brasil
https://qsldobrasil.blogspot.com/